Orações coordenas e subordinadas
CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES
SUBLINHADAS:
1-Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade.
2-O bom é que você não desconfia nunca.
3-Não veio nem telefonou.
4-Meu consolo era que o trabalho estava no fim.
5-Ivo tinha
esquecido de que sua proposta não agradara.
6-A estrada era perigosa, entretanto todos queriam
visitá-la.
7-Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.
8- A nova máquina necessitava de que os funcionários
supervisionassem mais o trabalho.
9-Ora chama pela mãe, ora procura o pai.
10-Estou com
receio de que não ocorra o jogo.
12-Esse
garoto não estuda nem trabalha.
13-É necessário que façamos nossos deveres.
14-Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.
15-Argumentou
durante duas horas, mas não convenceu.
16-Penso que eles viajarão amanhã cedo.
17-Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.
18-Nesse
particular, você tem razão, contudo não me convenceu.
19-A babá ora acariciava o neném, ora
beliscava-o.
20-Paulo José observa que o
anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura
latino-americana.
21-Vivia zombando de todos; logo não merecia
complacência.
22-É difícil que ele venha.
23-Conseguiu a aprovação, pois estudou
como nunca fizera antes.
24-Sabemos que eles estudam muito.
25-Sua falha trágica é a dificuldade
de ser maleável em relação à realidade.
26-Foi afirmado que você subornou o
guarda.
27-É possível fracassar.
28-Não
só reclamava da escola, mas também atazanava os colegas.
29-Amaral não sabia como realizar o sorteio.
30-Vou sair, porque aqui está muito abafado.
31-Lembro-me de que tu me amavas.
32-Convém que
não saias da classe.
33-Ele caminhava apressadamente, pois
estava atrasado.
34-Estude, ou não sairá nesse sábado.
35-Estive à sua procura, mas não o encontrei.
36-Convém que façamos nossos deveres.
37-Informamos que
os alunos sairão pela porta dos fundos.
38-Sempre foi muito estudioso, no entanto não se adaptava
à nova escola.
39-Pedi que
saíssem da sala.
40-Todo político que é honesto é capaz de causar
revoluções administrativas.
41-Faça tudo o que quiser fazer, porém seja consciente de
seus atos.
42-O
garoto que era risonho tornou-se um garoto sisudo.
43-Todo aluno que é estudioso é digno de
aprovação.
44-Tenho necessidade de que me elogiem.
45-Sabe-se que a situação econômico-financeira ainda
vai ficar pior.
46-Simão não
era rico nem pobre.
47-Estude, ou não sairá nesse sábado.
48-A verdade é que nunca nos satisfazemos com nossas
posses.
49-Não
acredito no médico do qual me falaste há pouco.
50-Responda se conhece o novo time do Flamengo.
51-Olha como tudo terminou bem!
52-A juventude atual ora reclama ora atrapalha.
53-O homem, que é um ser racional, tem perdido suas
características mais preciosas.
54-A opinião de que Luís desistirá do estudo é
conclusão precipitada.
55-O jovem obedeceu a todos que lhe são superiores.
56-Importa estudar continuamente.
57-A garota com quem simpatizei está à sua
procura.
58-Londrina, que é a terceira cidade da região Sul do país,
está muito bem cuidada.
59-O mal é você ficar de braços cruzados.
60-O certo é que Sérgio não se casará.
61-Estudou como nunca fizera antes, por isso conseguiu a
aprovação.
62-Adilson
foi ao trabalho a pé e voltou de automóvel.
63-O inverno
suíço de 1987, que foi muito rigoroso, matou 100 pessoas.
64-O
Vasco é o melhor time do Brasil hoje em dia, por isso está na final do
campeonato.
65-Estou com
esperança de que ele saia vitorioso.
66-O
relógio é de ouro; não enferruja, pois.
67-Sua instrução foi única: estudar
sempre.
68-Pedi-lhe um favor: que me chamasse às sete horas.
69-Estudou não somente Português, como
também Geografia.
70-O professor cujas orientações não são diretivas tem
conseguido resultados assustadores nos últimos tempos.
71-O
lírio, que é branco, já não é símbolo de candura.
72-A falácia
é que para ficar rico é preciso ficar pobre.
73-O acidente
obstou a que chegássemos mais cedo.
74-Tenho medo de que ele não resista ao interrogatório.
75-O relógio não enferruja, pois é de ouro.
76-Cláudia não gostou das provocações e insinuações.
GABARITO:
1-Oração Subordinada Substantiva Apositiva
2-Oração Subordinada Substantiva Predicativa
3-Oração Coordenada Sindética Aditiva
4-Oração
Subordinada Substantiva Predicativa
5-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
6-Oração
Coordenada Sindética Adversativa
7-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
8-Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
9-Oração
Coordenada Sindética Alternativa
10-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
11-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
12-Oração
Coordenada Sindética Aditiva
13-Oração
Subordinada Substantiva Subjetiva
14-Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Direta
15-Oração Coordenada Sindética Adversativa
16-Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Direta
17-Oração
Coordenada Sindética Conclusiva
18-Oração Coordenada Sindética Adversativa
19-Oração Coordenada Sindética Alternativa
20-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
21-Oração Coordenada Sindética Conclusiva
22-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
23-Oração Coordenada Sindética Explicativa
24-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
25-Oração Subordinada Substantiva Predicativa
26-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
27-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
28-Oração
Coordenada Sindética Aditiva
29-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
30-Oração
Coordenada Sindética Explicativa
31-Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
32-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
33-Oração Coordenada Sindética Explicativa
34-Oração Coordenada Sindética Alternativa
35-Oração
Coordenada Sindética Adversativa
36-Oração
Subordinada Substantiva Subjetiva
37-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
38-Oração
Coordenada Sindética Adversativa
39-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
40-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
41-Oração Coordenada Sindética Adversativa
42-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
43-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
44-Oração
Subordinada Substantiva Completiva Nominal
45-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
46-Oração Coordenada Sindética Aditiva
47-Oração
Coordenada Sindética Alternativa
48-Oração
Subordinada Substantiva Predicativa
49-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
50-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
51-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
52-Oração
Coordenada Sindética Alternativa
53-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
54-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
55-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
56-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
57-Oração
Subordinada Adjetiva Restritiva
58-Oração
Subordinada Adjetiva Explicativa
59-Oração Subordinada Substantiva Predicativa
60-Oração Subordinada Substantiva Predicativa
61-Oração
Coordenada Sindética Conclusiva
62-Oração Coordenada Sindética Aditiva
63-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
64-Oração
Coordenada Sindética Conclusiva
65-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
66-Oração
Coordenada Sindética Conclusiva
67-Oração Subordinada Substantiva Apositiva
68-Oração Subordinada Substantiva Apositiva
69-Oração Coordenada Sindética Aditiva
70-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
71-Oração
Subordinada Adjetiva Explicativa
72-Oração Subordinada Substantiva Predicativa/Oração Subordinada
Substantiva Subjetiva
73-Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
74-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
75-Oração
Coordenada Sindética Explicativa
76-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
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EXERCÍCIOS SOBRE COORDENAÇÃO E SOBRE SUBORDINAÇÃO
1) Em
"Ficou talvez mais disponível, e o amor por Doroteia de Seixas o iniciou
em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no
outono."- a vírgula separa orações
coordenadas com sujeitos gramaticais ##; os dois-pontos
introduzem uma ##.
Os símbolos ## devem ser trocados, respectivamente, por...
( ) indeterminados ... síntese das informações precedentes
( x ) idênticos ... ratificação das informações precedentes
( ) inexistentes ... retificação de informação mal definida anteriormente
( ) distintos ... explicação de informação anterior
( ) ocultos ... citação
2) "As
mudanças na sociedade contemporânea evidenciam que esse fenômeno, a guarda
compartilhada, é não somente comum, mas salutar pela convivência multifamiliar
e seus arranjos, porém, não em todos os casos."
Qual a relação sintático-semântica expressa pelos termos destacados no
enunciado acima?
( ) consequência
( ) oposição
( ) comparação
( ) adição
( ) condição
( ) consequência
( ) oposição
( ) comparação
( ) adição
( ) condição
3) "Nunca
nasci, nunca vivi: mas eu lembro, e a lembrança é em carne viva." O trecho destacado contém orações
( ) subordinadas, sendo correto o emprego da virgula antes de “e”, já que a última oração tem sentido explicativo.
( ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações têm o mesmo sujeito.
( ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que a última oração tem sentido de retificação.
( ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações tem sujeitos diferentes.
( ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que as orações têm sujeitos diferentes.
( ) subordinadas, sendo correto o emprego da virgula antes de “e”, já que a última oração tem sentido explicativo.
( ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações têm o mesmo sujeito.
( ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que a última oração tem sentido de retificação.
( ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações tem sujeitos diferentes.
( ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que as orações têm sujeitos diferentes.
4) Há período
composto em:
( ) "Ao lado da dissertação, deveria restaura também o prestígio da tabuada."
( ) "... o mesmo não se pode dizer de outros engenhos."
( ) "Temos aí, reproduzido, com a máxima fidelidade, o diálogo."
( ) "Aí, então, podem contar comigo para aplaudir a máquina”
( ) "A ojeriza pelo idioma nacional já estava ultrapassando os limites toleráveis."
( ) "Ao lado da dissertação, deveria restaura também o prestígio da tabuada."
( ) "... o mesmo não se pode dizer de outros engenhos."
( ) "Temos aí, reproduzido, com a máxima fidelidade, o diálogo."
( ) "Aí, então, podem contar comigo para aplaudir a máquina”
( ) "A ojeriza pelo idioma nacional já estava ultrapassando os limites toleráveis."
5) Observe os
períodos abaixo, diferem quanto à pontuação.
Adoeci logo;
não me tratei.
Adoeci; logo não me tratei.
Adoeci; logo não me tratei.
A observação
atenta desses períodos permite dizer que:
( ) no primeiro, logo é um advérbio de tempo. No segundo, uma conjunção causal.
( ) no primeiro, logo é uma palavra invariável segundo, uma palavra variável.
( ) no primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; no segundo, com a presença de uma conjunção conclusiva.
( ) no primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; no segundo, sem conjunção alguma.
( ) no primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica conse¬quência.
( ) no primeiro, logo é um advérbio de tempo. No segundo, uma conjunção causal.
( ) no primeiro, logo é uma palavra invariável segundo, uma palavra variável.
( ) no primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; no segundo, com a presença de uma conjunção conclusiva.
( ) no primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; no segundo, sem conjunção alguma.
( ) no primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica conse¬quência.
6) Considere as
frases abaixo:
1. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.
2. Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
3. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
4. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada!
5. O amo abrandou, e Fabiano saiu de costas, o chapéu varrendo o tijolo.
1. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.
2. Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
3. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
4. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada!
5. O amo abrandou, e Fabiano saiu de costas, o chapéu varrendo o tijolo.
Pode-se afirmar
que temos orações coordenadas sindéticas aditivas em:
( ) 1, 2 e 3;
( ) 1, 3 e 4;
( ) 1, 3 e 5;
( ) 2, 4 e 5;
( ) n.d.a.
( ) 1, 2 e 3;
( ) 1, 3 e 4;
( ) 1, 3 e 5;
( ) 2, 4 e 5;
( ) n.d.a.
7) "Todos
os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava ao
mar. Nunca recebeu resposta. Mas tornou-se alcoólatra." (Marina Colasanti) O conectivo mas, que introduz a
conclusão do conto - tornou-se alcoólatra -, permite a seguinte interpretação:
I.
personagem tornou-se alcoólatra porque nunca recebeu
uma resposta.
II. O fato aconteceu porque a personagem escreveu muitas mensagens,
III. A solidão sem remédio tem sempre como consequência o vício.
IV. Esvaziou muitas garrafas. Enviou muitas mensagens. Não recebeu resposta. Mas, como tinha bebido todos os dias, tornou-se alcoólatra.
II. O fato aconteceu porque a personagem escreveu muitas mensagens,
III. A solidão sem remédio tem sempre como consequência o vício.
IV. Esvaziou muitas garrafas. Enviou muitas mensagens. Não recebeu resposta. Mas, como tinha bebido todos os dias, tornou-se alcoólatra.
Analise as
afirmações e, a seguir, assinale a alternativa correta.
( ) Somente a afirmação IV está correta.
( ) Somente a afirmação I está correta.
( ) Somente as afirmações I e II estão corretas.
( ) Somente a afirmação III está correta.
( ) Somente as afirmações II e III estão corretas.
( ) Somente a afirmação IV está correta.
( ) Somente a afirmação I está correta.
( ) Somente as afirmações I e II estão corretas.
( ) Somente a afirmação III está correta.
( ) Somente as afirmações II e III estão corretas.
Exercícios
orações coordenadas e subordinadas.
01)
ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a
viagem de meu pai, era a primeira vez que
ele ia ficar longe de nós por algum tempo...”, a oração sublinhada é:
a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.
a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.
02)
ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas
quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.
“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segunda-feira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)
(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.
a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70
“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segunda-feira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)
(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.
a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70
03)
AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em
“Quero que vocês escrevam uma composição”?
a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”
a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”
04)
EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está
trocada:
a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)
b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)
c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)
d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)
e) “Estevão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
(subordinada substantiva completiva nominal)
“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)
a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)
b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)
c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)
d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)
e) “Estevão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
(subordinada substantiva completiva nominal)
“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)
05)
Colégio Naval
Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.
Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)
O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:
a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.
Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.
Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)
O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:
a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.
06)
Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era
orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:
a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.
a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.
07)
AFA
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,
As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:
a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,
As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:
a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.
08)
EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada
substantiva completiva nominal.
a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi me ver livre das galochas.”
e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”
a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi me ver livre das galochas.”
e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”
09)
EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada
substantiva subjetiva:
a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível.”
e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força ordenadora do espírito.”
a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível.”
e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força ordenadora do espírito.”
10)
Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de
envoltórios descomunais que desconhecemos, arrogantes
embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa. A última oração do texto deve ser classificada como
subordinada:
a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.
a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.
11)
ESFAO - Em “Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de
estranhos ali recebidos com brandura e carinho” e “Tudo o que era natureza
tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)”, temos, respectivamente:
a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
(respectivamente, demonstrativo e relativo);
b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
estando a subordinada com sujeito oculto;
d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.
a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
(respectivamente, demonstrativo e relativo);
b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
estando a subordinada com sujeito oculto;
d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.
12)
EFOMM - “Não sei de
onde te conheço.” A classificação correta da oração grifada está na opção:
a) substantiva predicativa;
b) adjetiva restritiva;
c) substantiva subjetiva;
d) substantiva objetiva indireta;
e) substantiva objetiva direta.
a) substantiva predicativa;
b) adjetiva restritiva;
c) substantiva subjetiva;
d) substantiva objetiva indireta;
e) substantiva objetiva direta.
13)
EPCAR
Quando uma nuvem nômade destila
gotas, roçando a crista azul da serra,
umas brincam na relva, outras tranqüilas,
serenamente entranham-se na terra.
E a gente fala da gotinha que erra
de folha em folha e, trêmula, cintila,
mas nem se lembra da que o solo encerra,
de que ficou no coração da argila!
Quanta gente, que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto
e que não tomba, em gotas, pelo chão
havia de chorar, se adivinhasse
que há lágrimas que correm pela face
e outras que rolam pelo coração!
(Guilherme de Almeida)
Entre as alternativas abaixo, a única correta é:
a) não há oração adverbial no texto em apreço;
b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
c) há oração substantiva sem sujeito;
d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;
e) não há pronome demonstrativo no referido texto.
Quando uma nuvem nômade destila
gotas, roçando a crista azul da serra,
umas brincam na relva, outras tranqüilas,
serenamente entranham-se na terra.
E a gente fala da gotinha que erra
de folha em folha e, trêmula, cintila,
mas nem se lembra da que o solo encerra,
de que ficou no coração da argila!
Quanta gente, que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto
e que não tomba, em gotas, pelo chão
havia de chorar, se adivinhasse
que há lágrimas que correm pela face
e outras que rolam pelo coração!
(Guilherme de Almeida)
Entre as alternativas abaixo, a única correta é:
a) não há oração adverbial no texto em apreço;
b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
c) há oração substantiva sem sujeito;
d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;
e) não há pronome demonstrativo no referido texto.
14)
CESGRANRIO - “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu
auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração
grifada no período acima tem valor:
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
15)
Colégio Naval
“No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”
A última oração do poema tem valor:
a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
c) subordinativo, denotando conclusão;
d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.
“No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”
A última oração do poema tem valor:
a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
c) subordinativo, denotando conclusão;
d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.
16)
UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.
a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.
a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.
17)
Colégio Naval
Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.
Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)
Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”
b) “(...) que eras ruivo como eu.”
c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”
d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”
e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”
Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.
Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)
Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”
b) “(...) que eras ruivo como eu.”
c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”
d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”
e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”
18)
PUC - “É preciso (I) levar
tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III)que está ocorrendo em
nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é,
respectivamente:
a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).
a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).
19) ESPCEX -
Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações
sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:
1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
2) Não é permitido transitar por esta rua.
3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.
a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
completiva nominal;
c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
Resposta: __________
1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
2) Não é permitido transitar por esta rua.
3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.
a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
completiva nominal;
c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
Resposta: __________
20)
Colégio Naval - No período: “Quando o rei Herodes mandou
decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações
classificam-se, respectivamente:
a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
b) subordinada adverbial temporal / principal;
c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
e) subordinada adverbial proporcional / principal.
a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
b) subordinada adverbial temporal / principal;
c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
e) subordinada adverbial proporcional / principal.
21)
UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação
dos dois”. à oração principal segue-se uma oração subordinada:
a) substantiva subjetiva;
b) substantiva objetiva direta;
c) adjetiva restritiva;
d) adverbial causal;
e) adverbial concessiva.
a) substantiva subjetiva;
b) substantiva objetiva direta;
c) adjetiva restritiva;
d) adverbial causal;
e) adverbial concessiva.
22)
ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é
completiva nominal:
1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.
1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.
23)
EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no
período: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis.”
a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
d) principal - subordinada adverbial final;
e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.
a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
d) principal - subordinada adverbial final;
e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.
24)
Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada
não se encontra corretamente classificada.
a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;
b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;
c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;
d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial comparativa;
e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.
a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;
b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;
c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;
d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial comparativa;
e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.
25)
UNIRIO - No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando
distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas
são respectivamente:
a) adjetiva e adverbial temporal;
b) substantiva predicativa e adjetiva;
c) adverbial temporal e adverbial temporal;
d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
e) adverbial temporal e adjetiva.
a) adjetiva e adverbial temporal;
b) substantiva predicativa e adjetiva;
c) adverbial temporal e adverbial temporal;
d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
e) adverbial temporal e adjetiva.
26)
EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:
a) Nunca souberam como ele morreu.
b) É proibido falar ao motorista.
c) Diz-se que amor com amor se paga.
d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
e) Importa apenas que os dois se respeitem.
a) Nunca souberam como ele morreu.
b) É proibido falar ao motorista.
c) Diz-se que amor com amor se paga.
d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
e) Importa apenas que os dois se respeitem.
27)
UFRRJ - “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores
beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:
a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.
a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.
28)
EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar
o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas
últimas orações do período
são, respectivamente:
a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.
a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.
29)
CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:
“Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”
a) subordinada adverbial temporal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) coordenada sindética conclusiva;
e) coordenada assindética.
“Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”
a) subordinada adverbial temporal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) coordenada sindética conclusiva;
e) coordenada assindética.
30)
Colégio Naval - No período: “E era uma tal multidão de astros
a tremeluzir que, juro, às
vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.”, o
vocábulo sublinhado introduz uma oração:
a) subordinada adjetiva explicativa;
b) subordinada adverbial causal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial consecutiva;
e) subordinada adverbial concessiva.
a) subordinada adjetiva explicativa;
b) subordinada adverbial causal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial consecutiva;
e) subordinada adverbial concessiva.
31)
PUC - “quando eu quiser sei onde achá-lo”. As
orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:
I
a) adverbial / adjetiva;
b) adverbial / adverbial;
c) adverbial / substantiva;
d) adjetiva / substantiva;
e) principal / adverbial.
I
a) adverbial / adjetiva;
b) adverbial / adverbial;
c) adverbial / substantiva;
d) adjetiva / substantiva;
e) principal / adverbial.
32)
EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:
a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
(sub. adv.consecutiva)
c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)
e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)
a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
(sub. adv.consecutiva)
c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)
e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)
33)
ESFAO - Marque a opção correta:
Comparando-se as duas falas de Esopo:
1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”
2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”
Verifica-se na estruturação a seguinte característica:
a) apenas períodos compostos por subordinação;
b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por subordinação;
c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
d) identidade sintática, mas oposição semântica;
e) semelhança semântica, sintática e morfológica.
Comparando-se as duas falas de Esopo:
1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”
2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”
Verifica-se na estruturação a seguinte característica:
a) apenas períodos compostos por subordinação;
b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por subordinação;
c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
d) identidade sintática, mas oposição semântica;
e) semelhança semântica, sintática e morfológica.
34)
Colégio Naval
“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
(Quincas Borba - M. de Assis)
“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:
a) adjetiva restritiva;
b) adjetiva explicativa;
c) adverbial condicional;
d) substantiva subjetiva;
e) substantiva objetiva direta.
“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
(Quincas Borba - M. de Assis)
“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:
a) adjetiva restritiva;
b) adjetiva explicativa;
c) adverbial condicional;
d) substantiva subjetiva;
e) substantiva objetiva direta.
35) UNIRIO - “(...) fi-la construir de propósito,
levado de um desejo tão particular que
me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que
denota:
a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) conseqüência.
a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) conseqüência.
GABARITO
01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09)B //10) B //
11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //
32) E //33) B //34) D //35) E
Orações reduzidas
Estes 37 exercícios consistem no desenvolvimento e
classificação de orações reduzidas.
Desenvolver e classificar as seguintes
orações reduzidas:
01) Construída a estrada, tornar-se-á fácil ir ao Norte.
01) Construída a estrada, tornar-se-á fácil ir ao Norte.
02) Insisto em seres leal.
03) Sabemos estar você muito triste.
04) Terminado o recital, o artista foi
aplaudido.
05) Preparando-se para o jogo, os
meninos não irão sair.
06) Todos fizeram o firme propósito de
não mais falar da vida alheia.
07) Era preciso rezarmos àquela hora.
08) Já pedi dinheiro para comprar mais
selos.
09) A velhinha, arrastando a cesta
pesada, agradeceu a caridade...
10) Descoberto o perigo, procurou-se
evitá-lo.
11) As crianças, brincando pelas ruas,
alegravam os transeuntes.
12) Estas são as entradas obtidas no
clube.
13) É necessário você entender isto.
14) Meu consolo era alegrar aquela
menina.
15) Disse não saber de nada.
16) Convém apurares a verdade.
17) Fazer o bem é um dever.
18) O pai pediu ao filho para brincar
menos.
19) Tenho certeza de ser bem sucedido.
20) O essencial é salvarmos nossa alma.
21) O diretor concordou em realizar o
concurso.
22) Nada farei sem você ordenar.
23) Não obtendo resultado, fustigou-o
com a bainha da faca.
24) O mais certo é não dirigires sem
carteira.
25) É possível começarmos no próximo
sábado.
26) Suponho serem eles os responsáveis.
27) O êxito depende de teres confiança
em ti mesmo.
28) Tenho esperança de ser eleito este
ano.
29) O mais certo é desistires desta
loucura.
30) Uma coisa me assombrava: terem eles
mentido.
31) Nossa teoria fora a primeira a cair
por terra.
32) Não iremos hoje, apesar de já
termos as passagens.
33) Ao entrar o diretor, os alunos se
levantaram.
34) Em vista de achar-me endividado,
não pude aproveitar o negócio.
35) Ergueu a lanterna para iluminar-nos
a estrada.
36) O pregador encareceu a necessidade
de sermos amantes da paz.
37) Rogo-te responderes à carta
urgentemente.
Excelente blog, muito obrigado me ajudou muito, parabéns
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