terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Português/ Orações coordenadas e subordinadas



  Orações coordenas e subordinadas







CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBLINHADAS:

1-Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade.

2-O bom é que você não desconfia nunca.

3-Não veio nem telefonou.

4-Meu consolo era que o trabalho estava no fim.

5-Ivo tinha esquecido de que sua proposta não agradara.

6-A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visitá-la.

7-Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.

8- A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.  

9-Ora chama pela mãe, ora procura o pai.

10-Estou com receio de que não ocorra o jogo.

11-Temo que Marcos saia ferido.

12-Esse garoto não estuda nem trabalha.

13-É necessário que façamos nossos deveres.

14-Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.

15-Argumentou durante duas horas, mas não convenceu.

16-Penso que eles viajarão amanhã cedo.

17-Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.

18-Nesse particular, você tem razão, contudo não me convenceu.

19-A babá ora acariciava o neném, ora beliscava-o.

20-Paulo José observa que o anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura latino-americana.

21-Vivia zombando de todos; logo não merecia complacência.

22-É difícil que ele venha.

23-Conseguiu a aprovação, pois estudou como nunca fizera antes.

24-Sabemos que eles estudam muito.

25-Sua falha trágica é a dificuldade de ser maleável em relação à realidade.

26-Foi afirmado que você subornou o guarda.

27-É possível fracassar.

28-Não só reclamava da escola, mas também atazanava os colegas.

29-Amaral não sabia como realizar o sorteio.

30-Vou sair, porque aqui está muito abafado.

31-Lembro-me de que tu me amavas.

32-Convém que não saias da classe.

33-Ele caminhava apressadamente, pois estava atrasado.

34-Estude, ou não sairá nesse sábado.

35-Estive à sua procura, mas não o encontrei.

36-Convém que façamos nossos deveres.

37-Informamos que os alunos sairão pela porta dos fundos.

38-Sempre foi muito estudioso, no entanto não se adaptava à nova escola.

39-Pedi que saíssem da sala.

40-Todo político que é honesto é capaz de causar revoluções administrativas.
41-Faça tudo o que quiser fazer, porém seja consciente de seus atos.

42-O garoto que era risonho tornou-se um garoto sisudo.

43-Todo aluno que é estudioso é digno de aprovação.

44-Tenho necessidade de que me elogiem.

45-Sabe-se que a situação econômico-financeira ainda vai ficar pior.

46-Simão não era rico nem pobre.

47-Estude, ou não sairá nesse sábado.

48-A verdade é que nunca nos satisfazemos com nossas posses.

49-Não acredito no médico do qual me falaste há pouco.

50-Responda se conhece o novo time do Flamengo.

51-Olha como tudo terminou bem!

52-A juventude atual ora reclama ora atrapalha.

53-O homem, que é um ser racional, tem perdido suas características mais preciosas.

54-A opinião de que Luís desistirá do estudo é conclusão precipitada.

55-O jovem obedeceu a todos que lhe são superiores.

56-Importa estudar continuamente.

57-A garota com quem simpatizei está à sua procura.

58-Londrina, que é a terceira cidade da região Sul do país, está muito bem cuidada.

59-O mal é você ficar de braços cruzados.

60-O certo é que Sérgio não se casará.

61-Estudou como nunca fizera antes, por isso conseguiu a aprovação.

62-Adilson foi ao trabalho a pé e voltou de automóvel.

63-O inverno suíço de 1987, que foi muito rigoroso, matou 100 pessoas.

64-O Vasco é o melhor time do Brasil hoje em dia, por isso está na final do campeonato.

65-Estou com esperança de que ele saia vitorioso.

66-O relógio é de ouro; não enferruja, pois.

67-Sua instrução foi única: estudar sempre.

68-Pedi-lhe um favor: que me chamasse às sete horas.

69-Estudou não somente Português, como também Geografia.

70-O professor cujas orientações não são diretivas tem conseguido resultados assustadores nos últimos tempos.

71-O lírio, que é branco, já não é símbolo de candura.

72-A falácia é que para ficar rico é preciso ficar pobre.

73-O acidente obstou a que chegássemos mais cedo.

74-Tenho medo de que ele não resista ao interrogatório.

75-O relógio não enferruja, pois é de ouro.

76-Cláudia não gostou das provocações e insinuações.





























GABARITO:



1-Oração Subordinada Substantiva Apositiva

2-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

3-Oração Coordenada Sindética Aditiva

4-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

5-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

6-Oração Coordenada Sindética Adversativa

7-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

8-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

9-Oração Coordenada Sindética Alternativa

10-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

11-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

12-Oração Coordenada Sindética Aditiva

13-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

14-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

15-Oração Coordenada Sindética Adversativa

16-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

17-Oração Coordenada Sindética Conclusiva

18-Oração Coordenada Sindética Adversativa

19-Oração Coordenada Sindética Alternativa

20-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

21-Oração Coordenada Sindética Conclusiva
22-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

23-Oração Coordenada Sindética Explicativa

24-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

25-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

26-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

27-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

28-Oração Coordenada Sindética Aditiva

29-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

30-Oração Coordenada Sindética Explicativa

31-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

32-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

33-Oração Coordenada Sindética Explicativa

34-Oração Coordenada Sindética Alternativa

35-Oração Coordenada Sindética Adversativa

36-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

37-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

38-Oração Coordenada Sindética Adversativa

39-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

40-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

41-Oração Coordenada Sindética Adversativa

42-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

43-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

44-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

45-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

46-Oração Coordenada Sindética Aditiva

47-Oração Coordenada Sindética Alternativa

48-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

49-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

50-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

51-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

52-Oração Coordenada Sindética Alternativa

53-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

54-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

55-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

56-Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

57-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

58-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

59-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

60-Oração Subordinada Substantiva Predicativa

61-Oração Coordenada Sindética Conclusiva

62-Oração Coordenada Sindética Aditiva

63-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

64-Oração Coordenada Sindética Conclusiva

65-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

66-Oração Coordenada Sindética Conclusiva

67-Oração Subordinada Substantiva Apositiva

68-Oração Subordinada Substantiva Apositiva

69-Oração Coordenada Sindética Aditiva

70-Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

71-Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
72-Oração Subordinada Substantiva Predicativa/Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

73-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

74-Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

75-Oração Coordenada Sindética Explicativa

76-Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta



==============================================================



















EXERCÍCIOS SOBRE COORDENAÇÃO E SOBRE SUBORDINAÇÃO



1) Em "Ficou talvez mais disponível, e o amor por Doroteia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono."- a vírgula separa orações coordenadas com sujeitos gramaticais ##; os dois-pontos introduzem uma ##.

Os símbolos ## devem ser trocados, respectivamente, por...

(     ) indeterminados ... síntese das informações precedentes 
(  x   ) idênticos ... ratificação das informações precedentes 
(     ) inexistentes ... retificação de informação mal definida anteriormente 
(     ) distintos ... explicação de informação anterior 
(     ) ocultos ... citação



2) "As mudanças na sociedade contemporânea evidenciam que esse fenômeno, a guarda compartilhada, é não somente comum, mas salutar pela convivência multifamiliar e seus arranjos, porém, não em todos os casos." 
 
Qual a relação sintático-semântica expressa pelos termos destacados no enunciado acima? 
(     ) consequência 
(     ) oposição 
(     ) comparação 
(     ) adição 
(     ) condição



3) "Nunca nasci, nunca vivi: mas eu lembro, e a lembrança é em carne viva." O trecho destacado contém orações 
(     ) subordinadas, sendo correto o emprego da virgula antes de “e”, já que a última oração tem sentido explicativo. 
(     ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações têm o mesmo sujeito. 
(     ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que a última oração tem sentido de retificação. 
(     ) justapostas, sendo incorreto o emprego da vírgula antes de "e", já que as duas orações tem sujeitos diferentes. 
(     ) coordenadas, sendo correto o emprego da vírgula antes de "e", já que as orações têm sujeitos diferentes.



4) Há período composto em: 
(     ) "Ao lado da dissertação, deveria restaura também o prestígio da tabuada." 
(     ) "... o mesmo não se pode dizer de outros engenhos." 
(     ) "Temos aí, reproduzido, com a máxima fidelidade, o diálogo." 
(     ) "Aí, então, podem contar comigo para aplaudir a máquina” 
(     ) "A ojeriza pelo idioma nacional já estava ultrapassando os limites toleráveis."



5) Observe os períodos abaixo, diferem quanto à pontuação.
Adoeci logo; não me tratei. 
Adoeci; logo não me tratei.
A observação atenta desses períodos permite dizer que: 
(     ) no primeiro, logo é um advérbio de tempo. No segundo, uma conjunção causal. 
(     ) no primeiro, logo é uma palavra invariável segundo, uma palavra variável. 
(     ) no primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; no segundo, com a presença de uma conjunção conclusiva. 
(     ) no primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; no segundo, sem conjunção alguma. 
(     ) no primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica conse¬quência.



6) Considere as frases abaixo: 
 1.  Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia. 
2.  Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. 
3.  Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. 
4.  Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! 
5.  O amo abrandou, e Fabiano saiu de costas, o chapéu varrendo o tijolo.

Pode-se afirmar que temos orações coordenadas sindéticas aditivas em: 
(     ) 1, 2 e 3; 
(     ) 1, 3 e 4; 
(     ) 1, 3 e 5; 
(     ) 2, 4 e 5; 
(     ) n.d.a.



7) "Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava ao mar. Nunca recebeu resposta. Mas tornou-se alcoólatra." (Marina Colasanti) O conectivo mas, que introduz a conclusão do conto - tornou-se alcoólatra -, permite a seguinte interpretação:

I.  personagem  tornou-se  alcoólatra   porque nunca recebeu uma resposta. 
II. O fato aconteceu porque a personagem escreveu muitas mensagens, 
III. A solidão sem remédio tem sempre como consequência o vício. 
IV. Esvaziou muitas garrafas. Enviou muitas mensagens. Não recebeu resposta. Mas, como tinha bebido todos os dias, tornou-se alcoólatra.

Analise as afirmações e, a seguir, assinale a alternativa correta. 
(     ) Somente a afirmação IV está correta. 
(     ) Somente a afirmação I está correta. 
(     ) Somente as afirmações I e II estão corretas. 
(     ) Somente a afirmação III está correta. 
(     ) Somente as afirmações II e III estão corretas.


















 Exercícios orações coordenadas e subordinadas.









01) ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo...”, a oração sublinhada é:

a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.



02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.

“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segunda-feira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)

(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.

a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70



03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?

a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”




04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:

a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)

b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)

c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)

d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)

e) “Estevão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
(subordinada substantiva completiva nominal)

“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)





05) Colégio Naval

Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.

Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)

O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:

a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.





06) Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:

a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.





07) AFA

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,

As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:

a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.





08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi me ver livre das galochas.”
e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”






09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível.”
e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força ordenadora do espírito.”





10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa. A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:

a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.




11) ESFAO - Em “Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho” e “Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)”, temos, respectivamente:

a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
(respectivamente, demonstrativo e relativo);
b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
estando a subordinada com sujeito oculto;
d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.






12) EFOMM - “Não sei de onde te conheço.” A classificação correta da oração grifada está na opção:

a) substantiva predicativa;
b) adjetiva restritiva;
c) substantiva subjetiva;
d) substantiva objetiva indireta;
e) substantiva objetiva direta.






13) EPCAR

Quando uma nuvem nômade destila
gotas, roçando a crista azul da serra,
umas brincam na relva, outras tranqüilas,
serenamente entranham-se na terra.

E a gente fala da gotinha que erra
de folha em folha e, trêmula, cintila,
mas nem se lembra da que o solo encerra,
de que ficou no coração da argila!

Quanta gente, que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto
e que não tomba, em gotas, pelo chão
havia de chorar, se adivinhasse
que há lágrimas que correm pela face
e outras que rolam pelo coração!

(Guilherme de Almeida)

Entre as alternativas abaixo, a única correta é:

a) não há oração adverbial no texto em apreço;
b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
c) há oração substantiva sem sujeito;
d) na oração “que há lágrimas”, o que não é integrante;
e) não há pronome demonstrativo no referido texto.






14) CESGRANRIO - “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.




15) Colégio Naval

“No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio.”

A última oração do poema tem valor:

a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
c) subordinativo, denotando conclusão;
d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.





16) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.

a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.





17) Colégio Naval

Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.

Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)

Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

a) “(...) a não ser o que me contavam em casa (...)”
b) “(...) que eras ruivo como eu.”
c) “(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)”
d) “(...) como venceste as veredas e picadas (...)”
e) “(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede”





18) PUC - “É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III)que está ocorrendo em nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:

a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).





19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:

1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
2) Não é permitido transitar por esta rua.
3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.

a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
completiva nominal;
c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
Resposta: __________





20) Colégio Naval - No período: “Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações classificam-se, respectivamente:

a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
b) subordinada adverbial temporal / principal;
c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
e) subordinada adverbial proporcional / principal.





21) UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”. à oração principal segue-se uma oração subordinada:

a) substantiva subjetiva;
b) substantiva objetiva direta;
c) adjetiva restritiva;
d) adverbial causal;
e) adverbial concessiva.




22) ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é completiva nominal:

1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.





23) EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no período: “Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis.”

a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
d) principal - subordinada adverbial final;
e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.




24) Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada não se encontra corretamente classificada.

a) “Parece que eu não acreditava na história” - oração subordinada substantiva subjetiva;
b) “(...) torcíamos para ele subir mais” - oração subordinada adverbial final;
c) “Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais.” - oração subordinada adjetiva restritiva;
d) “Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente.” - oração subordinada adverbial comparativa;
e) “Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis” - oração subordinada substantiva subjetiva.




25) UNIRIO - No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:

a) adjetiva e adverbial temporal;
b) substantiva predicativa e adjetiva;
c) adverbial temporal e adverbial temporal;
d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
e) adverbial temporal e adjetiva.





26) EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:

a) Nunca souberam como ele morreu.
b) É proibido falar ao motorista.
c) Diz-se que amor com amor se paga.
d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
e) Importa apenas que os dois se respeitem.





27) UFRRJ - “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:

a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.







28) EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.





29) CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:

“Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta.”

a) subordinada adverbial temporal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) coordenada sindética conclusiva;
e) coordenada assindética.







30) Colégio Naval - No período: “E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.”, o vocábulo sublinhado introduz uma oração:

a) subordinada adjetiva explicativa;
b) subordinada adverbial causal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial consecutiva;
e) subordinada adverbial concessiva.








31) PUC - “quando eu quiser sei onde achá-lo”. As orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:
I
a) adverbial / adjetiva;
b) adverbial / adverbial;
c) adverbial / substantiva;
d) adjetiva / substantiva;
e) principal / adverbial.






32) EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:

a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
(sub. adv.consecutiva)
c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
d) “Plante, que o João garante.” (coordenada sindética explicativa)
e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)







33) ESFAO - Marque a opção correta:

Comparando-se as duas falas de Esopo:

1º “Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma.”
2º “É a língua que mente, que esconde ... que corrompe.”

Verifica-se na estruturação a seguinte característica:

a) apenas períodos compostos por subordinação;
b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por subordinação;
c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
d) identidade sintática, mas oposição semântica;
e) semelhança semântica, sintática e morfológica.










34) Colégio Naval

“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
(Quincas Borba - M. de Assis)

“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”uma oração:

a) adjetiva restritiva;
b) adjetiva explicativa;
c) adverbial condicional;
d) substantiva subjetiva;
e) substantiva objetiva direta.









35) UNIRIO - “(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) conseqüência.



















GABARITO









01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09)B //10) B //
11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //
32) E //33) B //34) D //35) E



















Orações reduzidas


Estes 37 exercícios consistem no desenvolvimento e classificação de orações reduzidas.
Desenvolver e classificar as seguintes orações reduzidas: 
01) Construída a estrada, tornar-se-á fácil ir ao Norte.  

02) Insisto em seres leal.

03) Sabemos estar você muito triste. 

04) Terminado o recital, o artista foi aplaudido. 

05) Preparando-se para o jogo, os meninos não irão sair. 

06) Todos fizeram o firme propósito de não mais falar da vida alheia. 

07) Era preciso rezarmos àquela hora. 

08) Já pedi dinheiro para comprar mais selos. 

09) A velhinha, arrastando a cesta pesada, agradeceu a caridade... 

10) Descoberto o perigo, procurou-se evitá-lo. 

11) As crianças, brincando pelas ruas, alegravam os transeuntes. 

12) Estas são as entradas obtidas no clube. 

13) É necessário você entender isto. 

14) Meu consolo era alegrar aquela menina. 

15) Disse não saber de nada. 

16) Convém apurares a verdade. 

17) Fazer o bem é um dever. 

18) O pai pediu ao filho para brincar menos. 

19) Tenho certeza de ser bem sucedido. 

20) O essencial é salvarmos nossa alma. 

21) O diretor concordou em realizar o concurso. 

22) Nada farei sem você ordenar. 

23) Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca. 

24) O mais certo é não dirigires sem carteira. 

25) É possível começarmos no próximo sábado. 

26) Suponho serem eles os responsáveis. 

27) O êxito depende de teres confiança em ti mesmo. 

28) Tenho esperança de ser eleito este ano. 

29) O mais certo é desistires desta loucura. 

30) Uma coisa me assombrava: terem eles mentido. 

31) Nossa teoria fora a primeira a cair por terra. 

32) Não iremos hoje, apesar de já termos as passagens. 

33) Ao entrar o diretor, os alunos se levantaram. 

34) Em vista de achar-me endividado, não pude aproveitar o negócio. 

35) Ergueu a lanterna para iluminar-nos a estrada. 

36) O pregador encareceu a necessidade de sermos amantes da paz. 

37) Rogo-te responderes à carta urgentemente.

Um comentário: